terça-feira, 22 de novembro de 2011

Meus primeiros Alunos

Certo dia fiquei sabendo que uma professora de meu município estava pedindo licença da sala de aula por três meses. Ela lecionava no terceiro ano do Ensino Fundamental I. Fiquei muito animada com a idéia de conseguir o meu primeiro estagio e, enfim, passar por a experiência de lecionar. Nessa época eu estava passando por muitos problemas e precisava desse estagio para dar continuidade a meus estudos. Corri a prefeitura, e pedir aos governantes uma oportunidade, pois já havia dois semestres que eu estava na Universidade e ainda não tinha conseguido meu primeiro emprego. Nesse dia deparei-me com muitos obstáculos. Ouve o que nunca esperava ouvir em minha vida, foram humilhações e ate ofensas, e quando achava que tudo estava perdido Deus me surpreendeu, então fui chamada para o estagio, porem, pensei ate mesmo em desistir, mas não podia abrir mão da oportunidade que o Senhor estava me dando.

E lá ia eu, toda esperançosa e animada, era meu primeiro emprego, minhas primeiras aulas, meus primeiros alunos. A turma era muito difícil, mas, devido ao tamanho do município, já conhecia alguns dos alunos. Nela há crianças de todos os jeitos, algumas tímidas, outras não muito, algumas inteligentes outras nem tanto, algumas problemáticas outras nem um pouco.



Ao chegar à escola fui recebida com muita hostilidade, os alunos não gostam ou não estavam acostumados a ler e escrever. Eu tentava de todas as maneiras conseguir a atenção desses alunos e aos poucos fui conseguindo.


Meu Deus! Nessa turma havia alunos de 10 e 11 anos que ainda não sabem ler e escrever.
Alguns só querem saber de brincar e brigar. Quando vir que minha metodologia não funcionava percebi que tinha que rever meus planos de aula e elaborar uma nova metodologia de ensino. Então passei a ouvi-los mais, conversávamos sobre varias coisas, de futebol a novelas, e principalmente desenhos. Com isso conseguir fazer com que eles me ouvissem um pouco.



Depois de algum tempo nos aproximamos mais. No dia das crianças a escola preparou uma festa com muitas brincadeiras e comidas, esse dia foi inesquecível, era a primeira vez que eu preparava uma festa desse tipo, gostei muito principalmente de ver a alegria dessas crianças, é algo marcante na vida de uma professora.





Aprendi muito com meus alunos, e apesar de todas as dificuldades que tive, o aprendizado que trago comigo é muito maior e o levarei para o resto de minha vida.

Agradeço a Deus pela oportunidade, a Direção da Escola Rui Barcelar pelo apoio e ajuda a professora Edilza e a cada um dos alunos: Adriele, Alerrandro, Carlos Henrique, Daniel, Débora, Emily, Kauã, Gustavo, Lairton, Michel, Roger, Samuel, Uagner e Willian.
                                                        
Obrigada a Todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário