UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – CAMPUS XVI IRECÊ –BA
DISCIPLINA – PRÁTICA PEDAGÓGICA III
DOCENTE – KÁTIA LEITE
DISCENTES – FRANCISCA
SILVA CRUZ
GICÉLIA GONÇALVES MACHADO
JAISSE MENDES DE SOUZA
JULIETE SANTOS
MARTINS
LILIANA
MAURELICE FERREIRA DE FREITAS
NIVERCINA DE SOUZA ROCHA
PROJETO – OFICINA PEDAGÓGIA
ENSINO DE LITERATURA INFANTIL
PLANO DE AULA
TEMA
Literatura
Infantil
ASSUNTO
A Literatura em quadrinhos de Maurício de Souza
PÚBLICO
ALVO
5º Ano
do Ensino Fundamental I
JUSTIFICATIVA
Este plano de aula tem a finalidade de proporcionar a aprendizagem
de Literatura, mostrando a importância da mesma, de uma forma interessante e
criativa para as crianças, sendo este um planejamento que contará com a
participação e interação do público alvo a ser aplicado. Visando sempre um
ensino em que a criança consiga entender e vivenciar o mundo, a partir do
desenvolvimento de sua capacidade criativa pois, esta deve ser vivenciada por ela, para só assim ter um significado a
atribuir as aprendizagens conhecidas e descobertas dentro de uma sala de aula
ou em qualquer outro espaço educacional.
OBJETIVO
Despertar nos educandos o interesse pela literatura, focando as
histórias em quadrinhos por meio de propostas pedagógicas interativas, para que
assim consigam desenvolver seus aspectos cognitivos juntamente com a troca de
experiências realizadas em grupo.
METODOLOGIA
Apresentaremos o autor Maurício de Souza
juntamente com sua maravilhosa obra em quadrinhos ”A Turma da Mônica”,
focalizando alguns personagens e suas
personalidades ,com a intenção de ampliarmos os conhecimentos dos educandos a
respeito do que são textos literários infantis e mostrando sua importância.
Pensando nisso começaremos nossa aula de uma
maneira diferente. Após a chegada à escola, colocaremos alguns painéis na sala
com os personagens da Turma da Mônica e faremos uma dinâmica de grupo para
despertar os alunos. Pediremos para que a turma forme 5 (cinco) grupos e, cada
um deles ficará responsável pela, análise de um personagem: as personagens serão
Mônica, Cebolinha, Cascão, Magaly e Chico Bento. Em seguida distribuiremos gibis
para os mesmos onde eles terão que ler as historinhas e analisá-las, retirando
daí, e interagindo com a turma, a moral da história, o que cada integrante do
grupo entendeu e aprendeu com o que leu, uma vez que cada membro ficará
responsável por um episódio do gibi. Traremos revistas, gibis e jornais para que o grupo retire figuras e monte uma
história em quadrinhos, criando seus próprios personagens . Após o término eles
apresentaram suas produções para a turma. Ao fim de todo este diálogo faremos
com os alunos um sorteio de brindes, que estarão dentro de balões que serão
estourados.
RECURSOS
Será utilizado papel metro e cartolina para a
confecção dos painéis, cola branca, tesouras, revistas, gibis, jornais, tecidos
coloridos e outros materiais.
AVALIAÇÃO
Os instrumentos utilizados pela educadora serão
dois , sendo o primeiro a observação direta dos alunos , percebendo sempre como
eles estão relacionando as informações novas, como esta sendo este processo de
ensino aprendizagem para cada educando.
Já o segundo instrumento contará com a participação dos alunos, pois todos deverão falar o que acharam da aula, se gostaram ou não do que foi realizado.
Este momento será executado após a apresentação de cada grupo, onde um aluno de cada vez deverá expor a opinião do grupo.
Já o segundo instrumento contará com a participação dos alunos, pois todos deverão falar o que acharam da aula, se gostaram ou não do que foi realizado.
Este momento será executado após a apresentação de cada grupo, onde um aluno de cada vez deverá expor a opinião do grupo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Gibis da Turma da Mônica, Maurício de Souza.
Editora Abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário