Universidade do Estado da Bahia – UNEB
DCHT Campus XVI – Irecê
Disciplina: Prática Pedagógica II
Discente: Docente: Kátia Leite
Discente: Jaisse Mendes de Souza
Curso: Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura
Relatório de Observação
Este trabalho foi solicitado pela professora Kátia Leite, da disciplina Prática Pedagógica II, como componente adicional da disciplina, com objetivo de observar o trabalho desenvolvido em sala de aula. |
Irecê 2011
Agradeço a Escola Municipal Centro Educacional Licínio Barreto, pela atenção, colaboração e acolhimento por parte da direção e funcionário, e pela disponibilidade para as entrevistas. Agradeço em especial ao professor de Língua Portuguesa, Luiz Pereira Machado e aos seus alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II que muito contribuíram na realização deste trabalho de observação.
Muito obrigado a todos.
Introdução
A presente observação, foi realizada nos dia 01 de agosto de 2011, das 7:00 às 17:30 hs, na Escola Municipal Centro Educacional Licínio Barreto. Foram observadas as aulas de Língua Portuguesa do 6º ano matutino do Ensino Fundamental II, que tem como professor Luiz Pereira Machado. Neste trabalho foram realizadas entrevistas com alunos, professores, direção, e demais funcionários da escola. O objetivo dessa observação foi acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos em sala de aula, conhecer a metodologia aplicada pelo professor de Língua Portuguesa, o espaço físico da escola e seu funcionamento. Os resultados obtidos foram satisfatórios “dentro do possível”, da realidade do ensino publico brasileiro.
Localização e Espaço Físico da Escola
A Escola Centro Educacional Licínio Barreto está localizado na Vila de Campo Formoso, Município de Presidente Dutra. Ela recebe alunos de três municípios próximos: Alto Bonito, Matinha de Brito e Barro Branco, não possui drenagem de água nem sistema de esgoto, e nem estabelecimentos comerciais próximo, apenas um posto de saúde localizado a mais ou menos 300 metros . Ela possui murros, fachada e paredes bem conservados e com uma boa aparência, atrás dela existe um área livre muito ampla. Em frente à escola há um jardim e um auditório amplo que é utilizado pela escola para apresentações dos alunos e reuniões de pais, e também, para palestras na área de saúde e para reuniões da Associação Comunitária do município.
Esta escola e composta por quatro salas de aulas amplas e com numero de cadeiras suficientes, há iluminação elétrica e natural devido ao uso combongós, existe outra sala reservada ao Pró-Jovem. Não existem biblioteca nem sala de leitura, apenas um espaço na sala dos professores reservado para a exposição de livros. A sala da administração é pequena e não possui ventilação nem iluminação natural, nela não existe divisão de setores, a diretoria funciona no mesmo espaço que a secretaria. Há apenas dois banheiros, um para cada sexo. Próximo à diretoria existe um quarto que é utilizado para armazena a merenda, mas seu preparo é feito em outro lugar. Na escola há água encanada, cisternas e bebedouros próximos às salas.
Os recursos tecnológicos utilizados pela escola são: TVs, vídeos, computadores e impressora. Na sala de informática encontra-se um bom número de computadores com acesso a internet. Para atividades em sala de aula o professor faz uso de mapas, revistas, vídeo, e o livro didático fornecido pela Secretária e Educação do município. A área técnico-pedagógica é composta por onze professores, todos com graduação em diferentes áreas de ensino.
Metodologias de Ensino
A cada bimestre é realizado o planejamento dos conteúdos a serem aplicados nos próximos dois meses, esse planejamento é feito com a participação de todos os professores, neste mesmo período, é realizada reunião de pais e professores, mas o plano de aula semanal é feito individualmente.
Após de ter elaborar seu plano de aula semanal, o professor Luiz Pereira desenvolve suas aulas no interior da sala e, as vazes, no pátio e auditório, os recursos utilizados por ele em sala de aula são os livros didáticos de Língua Portuguesa, revistas, jornais e vídeos. Na primeira e segunda aula ele trabalhou com pronomes pessoais utilizando o livro didático, expôs para os alunos o conceito de pronomes seu uso e sua finalidade. Nessa primeira parte os alunos dialogaram com o professor sobre os conceitos que tinha a cerca desse assunto e fizeram questionamentos.
Na terceira e quarta aula foram trabalhadas a leitura e a escrita dos alunos através de histórias do folclore brasileiro onde era feita uma socialização da leitura com toda a turma. Nesta mesma aula o professor incentivou os seus alunos a produzirem suas próprias histórias através de textos narrativos como cartas e contos de seus imaginários.
As atividades são divididas entre trabalhos individuais – testes - e em grupo – seminários -, com elas o professor consegue trabalhar a leitura e a escrita dos alunos. Os seminários são realizados em grupos e socializados com alunos de outras turmas. Todas estas atividades são acompanhadas e avaliadas pelo próprio professor, além dos testes e das provas, são avaliadas também, a participação, a assiduidade e o comportamento dos alunos.
Analise Critica
A escola esta localizada em uma rua calçada e iluminada possui uma boa estrutura física, é muito ampla, bem equipada e bem conservada. Todas as salas são espaçosas e arejadas. A sala reservada ao Pró-Jovem está fechada, pois o mesmo só funcionou até o final de 2010. Apesar de toda a boa estrutura e os equipamentos novos que possui esta escola ainda precisa melhorar algumas coisas, pois os banheiros são muito pequenos e, segundo relatos, não são suficientes, pois os alunos fazem fila para usá-los.
Todos os alunos têm acesso aos livros guardados na sala dos professores, porém, estes, não são muitos e nem usados com freqüência por eles. Mesmo a escola possuindo uma boa quantidade de computadores e internet, nenhum dos alunos teve acesso a eles, até o presente momento, sendo assim, não posso relatar se são suficientes para o numero de alunos.
A cantina aparenta ter sido reformada recentemente, está limpa e bem equipada, a merenda é preparada por duas merendeiras. Todos os professores e funcionários se respeitam, e isso torna o ambiente escolar tranqüilo e agradável.
O clima entre professores e alunos é amigável e pacífico devido a longa experiência em sala de aula do professor e ao respeito adquirido no convívio que têm dento e fora da sala de aula. Os conteúdos de Língua Portuguesa são passados em uma linguagem clara e descontraída, pois o professor brinca com os alunos e os estimula a participarem das aulas e a usarem o quadro negro. Através desse método de ensino, segundo ele, desenvolve-se o respeito mútuo entre educador e educando.
Considerações Finais
Essa observação em sala de aula foi de grande importância para minha formação acadêmica e docente, pois me deu a oportunidade de conhecer determinadas metodologias de trabalho utilizadas pelo professor de Língua Portuguesa e, assim, poder refletir sobre a importância do planejamento e do desenvolvimento de uma aula e, também refletir sobre minhas expectativas como futura educadora.
Nessa jornada pelo mundo docente tive acesso a dois elementos fundamentais no relacionamento entre professor e aluno, o dialogo e o respeito. E tudo isso nos leva a acreditar num futuro melhor para a educação.
Segundo Paulo Freire “O ensino ideal se dá através do dialogo, seria um ensinando o outro e não um ensinando a todos. (Pedagogia do Oprimido 1987)”.
Levando em conta a realidade do ensino publico brasileiro, os resultados obtidos com essa observação foram satisfatórios, pois o que encontrei na escola e principalmente, em sala de aula foi bem melhor do que esperava. Sendo assim não posso afirmar que o ensino observado é o ideal, mas acredito que ele esteja caminhando para isso.
6º ano do Ensino Fundamental II
6º ano do Ensino Fundamental II