domingo, 22 de abril de 2012

Seqüência Didática : Uso dos Artigos



UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – CAMPUS XVI IRECÊ –BA
Curso: Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura    
Disciplina: Construção do Sentido no Texto Literário.
Docente: Roberio Barreto
Discente: Jaisse Mendes de Souza

                                       Seqüência Didática 
Introdução
Estudamos gramática para desenvolver nossa capacidade expressiva como usuários da língua, para podermos empregá-la nas mais variadas situações de uso.
Uma das tarefas do professor, quanto ao ensino da língua portuguesa, deve ser a de ensinar os alunos a interrogar os textos, estratégia esta que o leitor faz para extrair o significado de um texto.

Disciplina: Língua Portuguesa

Ementa
A importância e finalidades do uso correto da Língua Portuguesa na vida cotidiana e profissional nos leva a um estudo mais detalhado da gramática e no aperfeiçoamento das habilidades de compreensão do uso correto das palavras, da linguagem, da leitura e da articulação. Estudo da Gramática: morfologia, sintaxe, semântica.

Justificativa da Disciplina
É imprescindível ao estudante utilizar adequadamente a língua portuguesa nos seus vários níveis, seja na fala, seja na escrita. Reconhecer a ideologia do texto escrito. Para um bom desempenho na gramática e preciso produzir textos bem estruturados e adequados sob o ponto de vista da tipologia textual requerida para cada momento. Conhecer o processo da comunicação e as funções específicas da linguagem.

Objetivo
Propiciar ao aluno utilizar a língua portuguesa de forma correta e como interação social, para atingir resultados diversos e garantir o exercício da profissão e da cidadania.
Ensinar os aspectos gramaticais; Classificar os artigos como definido ou indefinido; Analisar a função dos artigos na construção do texto; Definir o conceito de artigo;  

Conteúdos
Classes Gramaticais: Artigos: Definidos e Indefinidos
Turmas
6º e 7º ano

Tempo estimado

cinco aulas.

Recursos
Texto com o Artigo como enfoque principal, Quadro branco e pincel, apagador, caderno, caneta, lápis e borracha.

Desenvolvimento 
1. MOMENTO: Será lido um texto e os alunos terão que prestar bastante atenção para registrar os diferentes contextos em que os artigos são usados.

A VISÃO DE PAIS E FILHOS SOBRE A FAMÍLIA

[...] A família poderá ser vista como um “ninho” seguro, onde todos se recolhem e se nutrem, no intuito de encontrar nova provisão para trabalhar a vida fora de casa; ou como o reduto que “suga energia”, ao invés de revitalizar as pessoas.
    Problemas emocionais e constantes tensões no meio familiar acabam por prejudicar a produtividade de todos (seja na escola ou no trabalho), além de atrapalhar o desenvolvimento afetivo de seus membros e da família como um todo.
    Não apenas os filhos crescem fisicamente e precisam desenvolver emocionalmente, como também os pais precisam aprender a ser guias (e não chefes) de família que perde suas crianças e ganha filhos adolescentes (e depois adultos); devem, ainda aceitar que eles estejam aptos a compor novas unidades familiares, retornando o casal a uma vida a dois.

DIAS, Maria Luíza. Vivendo em Família; 1991

 2. MOMENTO: Depois da discussão inicial, a turma será dividida em grupos e será entregue uma gramática para cada um. Eles deverão realizar uma pesquisa na gramática sobre os artigos e fazer anotações sobre “conceito” e “aplicabilidade”. Em seguida, e de acordo com as anotações feitas pelos alunos, o professor lhes entregará revistas para que selecionem textos que serão usados na atividade da aula seguinte.

3. MOMENTO: Para começar a aula solicitarei aos alunos que se organizem em grupos (de acordo com a última aula) e que selecionem um texto entre os que foram escolhidos na aula anterior. Eles então deverão ler o texto e destacar os artigos que aparecem nele. Em seguida, consultando as informações e as anotações que fizeram das gramáticas, eles deverão escrever os exemplos de acordo com as características dos artigos que serão entregues em folha xerocada, a saber, que:

Artigos: São palavras que antecedem os substantivos, definindo-os ou indefinindo-os, particularizando-os ou generalizando-os.
Artigos definidos: o/os - a/as
Artigos indefinidos: um/uns - uma/umas

4. MOMENTO: Depois disso, selecionarei alguns alunos para expor para a turma o que pesquisaram. Dessa maneira, poderá ser consolidar tudo o que foi estudado e verificar as possíveis dúvidas dos alunos.

5. MOMENTO: (Revisão das aulas anteriores)
Fazer uma revisão geral das habilidades já vistas e das funções de uso de cada artigo para observar se os alunos aprenderam o conteúdo programado.
AVALIAÇÃO:
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.
Alem das avaliações diárias, será realizada uma avaliação escrita

1)Identifique nas frases se os artigos estão definindo ou indefinindo os substantivos a que se referem:

a)      Comprei uma bolsa vermelha.____________________________
b)      Os alunos ganharam muitos livros.________________________
c)      A estante era grande.___________________________________
d)     Ganhei uns discos do meu irmão.__________________________
e)      Vi umas meninas cantando no parque.______________________

1)      Complete as frases com artigos adequados:

a)      Mostre-me_______ revista que você comprou.
b)      Ontem, veio aqui______ pessoa querendo falar com você.
c)      Você conhece_______ moça que acabou de entrar na sala?
d)     Onde estão______ meus cadernos?
e)      Chamem______ pais desse aluno.
f)       Gostaria de ter_______ apartamento na praia.

Referencia 
Alegre: Artes Médicas,1995
Dias, Maria Luiza. Vivendo em Família - relações de afeto e conflito.  São Paulo: Moderna, SP, 1991.
Dionísio,Angela; Machado, Ana; Bezerra, Maria Auxiliadora(org). Gêneros Textuais & Ensino. 2ª Ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
KAUFMAM, Ana Maria e M. Elena Rodriguez, Escola, leitura e produção de textos, Porto
Língua Portuguesa: exercícios e atividades da editora Globo.
MOURA & Faraco: Gramática- São Paulo-Ática, 1999

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