UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – CAMPUS
XVI IRECÊ –BA
Curso: Licenciatura em Língua Portuguesa
e Literatura
Disciplina: Construção
do Sentido no Texto Literário.
Docente: Roberio Barreto
Discente: Jaisse Mendes de Souza
Seqüência
Didática
Introdução
Estudamos gramática para
desenvolver nossa capacidade expressiva como usuários da língua, para podermos
empregá-la nas mais variadas situações de uso.
Uma das tarefas do professor,
quanto ao ensino da língua portuguesa, deve ser a de ensinar os alunos a
interrogar os textos, estratégia esta que o leitor faz para extrair o
significado de um texto.
Disciplina: Língua Portuguesa
Ementa
A importância e finalidades do
uso correto da Língua Portuguesa na vida cotidiana e profissional nos leva a um
estudo mais detalhado da gramática e no aperfeiçoamento das habilidades de
compreensão do uso correto das palavras, da linguagem, da leitura e da articulação.
Estudo da Gramática: morfologia, sintaxe, semântica.
Justificativa da Disciplina
É imprescindível ao estudante utilizar
adequadamente a língua portuguesa nos seus vários níveis, seja na fala, seja na
escrita. Reconhecer a ideologia do texto escrito. Para um bom desempenho na
gramática e preciso produzir textos bem estruturados e adequados sob o ponto de
vista da tipologia textual requerida para cada momento. Conhecer o processo da
comunicação e as funções específicas da linguagem.
Objetivo
Propiciar ao aluno utilizar a
língua portuguesa de forma correta e como interação social, para atingir
resultados diversos e garantir o exercício da profissão e da cidadania.
Ensinar os aspectos gramaticais; Classificar os artigos como definido ou indefinido; Analisar a função dos artigos na construção do texto; Definir o conceito de artigo;
Ensinar os aspectos gramaticais; Classificar os artigos como definido ou indefinido; Analisar a função dos artigos na construção do texto; Definir o conceito de artigo;
Conteúdos
Classes Gramaticais: Artigos: Definidos e Indefinidos
Turmas
6º e 7º ano
Tempo estimado
cinco aulas.
Recursos
Texto com o Artigo como enfoque principal, Quadro branco e pincel, apagador, caderno, caneta, lápis e borracha.
6º e 7º ano
Tempo estimado
cinco aulas.
Recursos
Texto com o Artigo como enfoque principal, Quadro branco e pincel, apagador, caderno, caneta, lápis e borracha.
Desenvolvimento
1. MOMENTO: Será lido um texto e os alunos terão que prestar bastante atenção para registrar os diferentes contextos em que os artigos são usados.
1. MOMENTO: Será lido um texto e os alunos terão que prestar bastante atenção para registrar os diferentes contextos em que os artigos são usados.
A VISÃO DE PAIS E FILHOS SOBRE A FAMÍLIA
[...] A família poderá ser vista como um
“ninho” seguro, onde todos se recolhem e se nutrem, no intuito de encontrar
nova provisão para trabalhar a vida fora de casa; ou como o reduto que “suga
energia”, ao invés de revitalizar as pessoas.
Problemas emocionais e constantes tensões no meio familiar acabam por
prejudicar a produtividade de todos (seja na escola ou no trabalho), além de
atrapalhar o desenvolvimento afetivo de seus membros e da família como um todo.
Não apenas os filhos crescem fisicamente e precisam desenvolver
emocionalmente, como também os pais precisam aprender a ser guias (e não
chefes) de família que perde suas crianças e ganha filhos adolescentes (e
depois adultos); devem, ainda aceitar que eles estejam aptos a compor novas
unidades familiares, retornando o casal a uma vida a dois.
DIAS, Maria Luíza.
Vivendo em Família; 1991
2. MOMENTO: Depois da discussão inicial, a
turma será dividida em grupos e será entregue uma gramática para cada um. Eles
deverão realizar uma pesquisa na gramática sobre os artigos e fazer anotações
sobre “conceito” e “aplicabilidade”. Em seguida, e de acordo com as anotações
feitas pelos alunos, o professor lhes entregará revistas para que selecionem
textos que serão usados na atividade da aula seguinte.
3. MOMENTO: Para começar a
aula solicitarei aos alunos que se organizem em grupos (de acordo com a última
aula) e que selecionem um texto entre os que foram escolhidos na aula anterior.
Eles então deverão ler o texto e destacar os artigos que aparecem nele. Em
seguida, consultando as informações e as anotações que fizeram das gramáticas,
eles deverão escrever os exemplos de acordo com as características dos artigos
que serão entregues em folha xerocada, a saber, que:
Artigos: São palavras que antecedem os substantivos,
definindo-os ou indefinindo-os, particularizando-os ou generalizando-os.
Artigos definidos: o/os - a/as
Artigos indefinidos:
um/uns - uma/umas
4. MOMENTO: Depois disso,
selecionarei alguns alunos para expor para a turma o que pesquisaram. Dessa
maneira, poderá ser consolidar tudo o que foi estudado e verificar as possíveis
dúvidas dos alunos.
5. MOMENTO: (Revisão das aulas anteriores)
Fazer uma revisão geral das habilidades já vistas e das funções de uso de cada artigo para observar se os alunos aprenderam o conteúdo programado.
Fazer uma revisão geral das habilidades já vistas e das funções de uso de cada artigo para observar se os alunos aprenderam o conteúdo programado.
AVALIAÇÃO:
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.
Alem das avaliações diárias, será realizada uma avaliação escrita
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.
Alem das avaliações diárias, será realizada uma avaliação escrita
1)Identifique nas frases se os
artigos estão definindo ou indefinindo os substantivos a que se referem:
a) Comprei
uma bolsa
vermelha.____________________________
b) Os alunos ganharam muitos
livros.________________________
c) A estante era
grande.___________________________________
d) Ganhei
uns discos do meu
irmão.__________________________
e) Vi
umas meninas cantando no
parque.______________________
1) Complete
as frases com artigos adequados:
a) Mostre-me_______
revista que você comprou.
b) Ontem,
veio aqui______ pessoa querendo falar com você.
c) Você
conhece_______ moça que acabou de entrar na sala?
d) Onde
estão______ meus cadernos?
e) Chamem______
pais desse aluno.
f) Gostaria
de ter_______ apartamento na praia.
Referencia
Alegre: Artes Médicas,1995
Dias, Maria Luiza. Vivendo
em Família - relações de afeto e conflito. São Paulo: Moderna, SP,
1991.
Dionísio,Angela; Machado, Ana;
Bezerra, Maria Auxiliadora(org). Gêneros Textuais & Ensino. 2ª Ed.Rio de
Janeiro: Lucerna, 2002.
KAUFMAM, Ana Maria e M. Elena
Rodriguez, Escola, leitura e produção de textos, Porto
Língua Portuguesa: exercícios e
atividades da editora Globo.
MOURA & Faraco: Gramática- São
Paulo-Ática, 1999
Nenhum comentário:
Postar um comentário