Diriluldades de Aprendizagens



 Dificuldade de aprendizagem, por vezes referida como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender  efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para um indivíduo o aprendizado tão rápido quanto o de outro, que não é afetado por ela. A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o 
                                                                                                                                             




-Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.
- Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
- Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.
- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.
-  Dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização,período em que a criança inicia o processo de leitura de textos.Seu problema torna-se bastante evidente quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso .Porém se a criança estiver diante de pais ou professores especialistas a dislexia poderá ser detectada precocimente,pois a criança desde pequena já apresentam algumas caracteristicas que denunciam suas dificuldades.
  
A dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes dislexicos quanto mais cedo for realizada o diagnóstico melhor. O aluno com dificuldade de aprendizagem sente-se rejeitado pelos colegas. Tal dificuldade aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.
        È importante que o professor conheça essa dificuldade, pois na maioria das vezes é ele o primeiro,a detectar o problema,nesse caso cabe a ele acomunicar á direção da escola, que em seguida poderá emcaminhar a criança para passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidiciplinar especializada.

          Quando o professor não conhece o problema,não sabe lidar com essa situação,e acaba discriminando o aluno e atribuindo-lhe adjetivos como: burro, preguiçoso, lerdo etc.
           E atravéz do conhecimento dessas dificuldades que o professor poderá desenvolver uma metodologia, que atenda as necessidades do disléxico. Atribuindo lugares especiais na sala e oferecendo um atendimento individualizado, melhorando assim suas aulas e obtendo a confiança do aluno.
A relação professor/aluno torna o aluno capaz ou incapaz. Se o professor tratá-lo como incapaz, não será bem sucedido, não permitirá a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. Se o professor, mostrar-se despreparado para lidar com o problema apresentado, mais chances terá de transferir suas dificuldades para o aluno.

Discentes: Francisca e Jaisse