terça-feira, 12 de outubro de 2010

Educação


  Como definir  a palavra educação? Segundo o Dicionario  Aurèlio  4ª  edição  a educação é definida como um canal que promove  o desenvolvimento da capacidade moral ,  intelectual  e   fisica  de alguem .  Porem,  a educação não  se restringe  somente  a  isso.  A  educação  de  um  modo  geral, começa  em  casa  com  amor, atenção  e  principalmente  orientação  dos  pais  ou  responsaveis.

Para Paulo Freire o ato educativo deve ser sempre um ato de recriação, de ressignificação de significados. Pois para ele a leitura do mundo precede a leitura da palavra.  Sendo assim, a leitura do mundo ganha relevância tanto quanto passo fundamental de nossas vidas, quanto como caminho para construir a “prática de pensar a prática”. FREIRE.

Um comentário:

  1. Freire criticava a idéia de que ensinar é transmitir saber porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos. Mas ele não comungava da concepção de que o aluno precisa apenas de que lhe sejam facilitadas as condições para o auto-aprendizado. Freire previa para o professor um papel diretivo e informativo – portanto, ele não pode renunciar a exercer autoridade.

    ResponderExcluir